Em tempos de incerteza econômica, uma das principais estratégias para impulsionar as vendas é a otimização do gerenciamento de crédito. O conhecimento da saúde financeira dos clientes e potenciais compradores, é fundamental para que as empresas possam separar o joio do trigo. Ou seja, encontrar oportunidades de negociações lucrativas dentre possibilidades duvidosas.
Para isso, a área de crédito não pode basear suas decisões somente em um punhado de referências comerciais e um score de crédito. Se faz necessário contar com um provedor de informações profissional, que monitora o mercado regularmente e proporciona avaliações de crédito detalhadas, para apoiar a tomada de decisão.
O seguro de crédito foi desenvolvido para atender este propósito. A apólice equilibra a relação crédito-vendas e facilita o diálogo entre os dois departamentos, permitindo uma decisão colegiada sobre os termos e condições das negociações. Quando há uma seguradora de crédito credenciando as vendas, ou seja, cobrindo o risco de inadimplência dos compradores, a empresa pode usar o crédito como um diferencial e ser mais agressiva ao oferecer prazos de pagamento e exposição.
Abaixo, compartilhamos um caso real de uma empresa do setor de varejo (empresa A), que nos solicitou uma cotação de seguro de crédito para se proteger contra a inadimplência e, acabou descobrindo, que também poderia utilizar a apólice para expandir as vendas.