Mercados Emergentes: Não se pode agradar gregos e troianos

O setor industrial nos Mercados Emergentes (ME) continua estagnado, conforme refletido pelos indicadores PMI . Em março, o PMI industrial oficial chinês melhorou de 49,2 para 50,5 pontos, mas os dados de atividade em outros ME continuam estáveis. O PMI de MEs agregado, excluindo a China, estava a 50,2 em março, marcando o quarto mês seguido de quase estagnação.

No geral, a recuperação isolada da China mostra que sua melhora ainda não ajudou outros MEs. Os MEs com os indicadores de atividade industrial mais fracos ainda são aqueles que são mais abertos e especializados nos seguintes setores: metais, carros e telecomunicações (três setores que atualmente demonstram baixos índices PMI globais, segundo a IHS Markit). A Coreia do Sul, Taiwan, México, Polônia e a Tchéquia estão expostos a fraquezas em um ou mais destes setores.

Além disso, os PMIs da Turquia e da África do Sul ainda estão bem abaixo de 50. Ambos passaram por recessão nos últimos trimestres e há evidências de que a pressão sobre essas duas economias continua bastante forte.