Pagamentos em atraso podem causar dificuldades e devem ser evitados. Estabelecer penalidades por atraso no pagamento é uma forma de limitar o risco de crédito, evitar dívidas incobráveis e a necessidade de recorrer à cobrança.
Suas condições de crédito devem prever quaisquer penalidades por atraso no pagamento. Se o cliente não pagar dentro do prazo acordado, ele está violando essas condições e juros podem ser pagos. O valor de juros que pode ser cobrado sobre o crédito é regido pelo que são conhecidos como "leis de usura". Essas leis foram projetadas para proteger os consumidores das taxas de juros excessivamente altas, estabelecendo limites para o valor máximo que pode ser cobrado.
Na Europa, por exemplo, a taxa de juros aplicável a pagamentos atrasados B2B está indicada na Diretiva da Comissão Europeia sobre Pagamentos Atrasados e atualmente é de 12% ao ano. Isso se baseia na taxa de refinanciamento do Banco Central Europeu, na data do pagamento, mais oito pontos percentuais.
Em diferentes partes do mundo, diferentes taxas de pagamento atrasados são definidas por regulamentações locais ou regionais. No Estados Unidos, por exemplo, a penalidade por atraso no pagamento é de 1/2% do imposto devido para cada mês ou parte do mês em que o pagamento estiver atrasado.
É importante pesquisar e entender as regulamentações relevantes que se aplicam ao seu setor, dependendo da sua localização.