Uma estratégia abrangente de proteção de crédito pode ser dividida em uma série de etapas.
Passo 1: Avaliação do risco de crédito.
Antes de conceder crédito a qualquer cliente, verificações de crédito rigorosas devem ser realizadas para minimizar o risco de não pagamento ou atraso. Verificar a credibilidade de crédito pesquisando pontuações de crédito, verificando referências e sondando colegas e reputação no mercado pode ajudar a reduzir riscos.
Passo 2: Escolha das medidas de proteção de crédito.
Nem todos os riscos são iguais. O risco de um cliente ocasional inadimpler uma pequena fatura é diferente do risco de uma conta grande envolver um pedido grande. As medidas tomadas para mitigar esses diferentes riscos variarão dependendo do contexto, do histórico com o cliente e do risco avaliado. Contratar um seguro de crédito comercial pode ser a opção mais adequada para certos riscos de crédito importantes que podem se tornar críticos para o negócio.
Passo 3: Estabelecer políticas claras de gestão de crédito.
Políticas de crédito ou controles de crédito focam principalmente nos seguintes quatro fatores: período de crédito, descontos em dinheiro, padrões de crédito e política de cobrança.
Uma política de controle de crédito clara e transparente, que detalhe os termos de pagamento, trate os devedores e inclua orientações sobre taxas de pagamento atrasado e descontos por adiantamento, pode ajudar a evitar certos riscos.
Quando os termos e políticas de crédito são claramente estabelecidos e aplicados com diligência, ambas as partes do acordo conseguem navegar confortavelmente na relação de crédito.
Passo 4: Monitoramento e revisão.
Como em muitos aspectos dos negócios, a agilidade é fundamental e a capacidade de se adaptar e responder a circunstâncias em mudança é a marca registrada de um bom negócio. Restringir os clientes ao processo inicial de verificação de crédito não é suficiente. É importante revisar regularmente a classificação de crédito dos seus clientes, pois sua situação financeira pode mudar com o tempo.
As políticas e procedimentos de crédito devem ser revisados regularmente para garantir que estejam em conformidade com as mudanças no arcabouço legislativo e regulatório, mas também que estejam cumprindo os requisitos de gestão de crédito da empresa