Proteção contra dívidas incobráveis: como o seguro pode ajudar

Dívidas incobráveis não são boas para um negócio. Às vezes, você pode ter seguido todos os passos para prevenir problemas de fluxo de caixa e atraso no pagamento, mas você ainda pode ser afetado por não pagamento. Quando um cliente inadimple suas contas ou corre o risco de fazê-lo, a empresa que concede crédito a esse cliente enfrenta uma despesa com dívidas incobráveis. A despesa com dívidas incobráveis deve ser cobrada sobre as contas a receber da sua empresa e, consequentemente, reduz o valor das contas a receber na demonstração de resultados da sua empresa.

A despesa com dívidas incobráveis pode ser prejudicial ao sucesso a longo prazo de uma empresa, mas felizmente existem maneiras de gerenciar essa despesa e mitigar os riscos relacionados a dívidas incobráveis. Neste artigo, compartilhamos informações sobre custos de proteção contra dívidas incobráveis, seguro de proteção contra dívidas incobráveis e proteção contra dívidas incobráveis versus seguro de crédito.

Resumo

Embora uma ou duas dívidas incobráveis de pequenos valores possam não causar muito impacto, dívidas grandes ou várias contas não pagas podem levar a perdas significativas e até aumentar o risco de falência da empresa. Dívidas incobráveis também complicam os processos contábeis da sua empresa e, além das perdas financeiras, consomem tempo e recursos valiosos da equipe enquanto tentam sem sucesso cobrar as notas não pagas. Nesses casos, o custo de proteção contra dívidas incobráveis é totalmente justificado.

A proteção contra dívidas incobráveis pode ajudar a limitar algumas perdas quando os clientes não conseguem pagar suas contas. Embora uma empresa provavelmente não evitará totalmente o custo com dívidas incobráveis, ela pode se proteger de várias formas, com a provisão para devedores duvidosos (PDD), por exemplo.

Outra forma é as empresas estabelecerem vários limites ao conceder crédito ao cliente para minimizar despesas com dívidas incobráveis. Esses limites podem ser definidos para gerenciar as despesas de dívidas incobráveis já existentes e as potenciais como um todo, bem como para clientes específicos. Por exemplo, uma empresa pode ditar termos de crédito mais rígidos com base nas circunstâncias únicas de cada cliente. Em alguns casos, uma empresa pode evitar conceder crédito exigindo que seu cliente adquira uma carta de crédito para garantir o pagamento ou exigindo o pagamento antecipado antes do envio.

Em alguns casos, as empresas também podem querer alterar os requisitos para conceder crédito aos clientes. Por exemplo, se clientes em determinada indústria ou área georáfica estiverem enfrentando dificuldades, as empresas podem exigir que esses clientes atendam a requisitos mais rigorosos antes de conceder crédito. A mesma estratégia pode ser usada para gerenciar o crédito de clientes que têm dívidas pendentes acima de um determinado valor ou que estão atrasados com um certo número de dias em suas contas.

O custo da proteção contra dívidas incobráveis para seu negócio depende do tipo de proteção que você compra.

Geralmente, ele varia dependendo do provedor, da natureza do seu negócio, do seu setor, do nível financeiro e dos prazos. Então, a primeira coisa que você deve fazer é pedir uma cotação de seguro de proteção contra dívidas incobráveis.

O seguro de proteção contra dívidas incobráveis oferece pagamento quando um cliente está insolvente e não consegue pagar suas contas. Quaisquer perdas são absorvidas pelo provedor financeiro, e não pela sua própria empresa.

É especialmente útil no caso de você ter dúvidas sobre a capacidade de alguns clientes específicos de pagar no prazo. Dessa forma, garante que você tenha uma rede de segurança, especialmente se esses clientes já tiveram experiências anteriores com dívidas incobráveis ou se representam uma grande porcentagem da sua receita total.

O seguro de proteção contra dívidas incobráveis também economiza tempo e recursos que você teria gastado em processos contábeis e na cobrança das dívidas.

No entanto, como existem razões além da insolvência para a inadimplência do cliente, esse tipo de proteção contra contas de dívidas incobráveis tem utilidade limitada para a maioria das empresas.

Se a proteção contra dívidas incobráveis não atender às necessidades da empresa, existem alternativas. A melhor alternativa ao seguro de proteção contra dívidas incobráveis é o seguro de crédito – também conhecido como seguro de contas a receber – que oferece cobertura para uma ampla gama de perdas relacionadas a dívidas incobráveis, ao mesmo tempo em que apoia as empresas a gerenciar suas contas a receber de forma mais eficaz.

O melhor seguro de crédito oferece proteção preditiva ao fornecer dados de crédito e inteligência projetados para ajudar as empresas a melhorar suas decisões relacionadas ao crédito e a gestão de crédito. O objetivo é evitar prejuízos causados por dívidas incobráveis. Como nenhuma empresa pode evitar totalmente as dívidas incobráveis, a apólice de seguro de crédito existe para cobrir quaisquer perdas que ocorram mesmo após a empresa e a seguradora terem tomado medidas para minimizar as perdas.

Se compararmos proteção contra dívidas incobráveis com seguro de crédito: enquanto a proteção contra dívidas incobráveis cobre apenas "perdas por insolvência do cliente", o seguro de crédito também cobre "inadimplência prolongada", que ocorre quando uma empresa solvente atrasa seu pagamento ou simplesmente não paga nada.

Uma seguradora especializada em seguro de crédito também pode personalizar uma apólice para cobrir muitas outras eventualidades, incluindo:

  1. Faturas não pagas como resultado de desastres naturais.
  2. Faturas não pagas como resultado de risco político (inconvertibilidade, intervenção governamental e distúrbios de guerra/civis); por exemplo, ao fazer negócios em outros países.
  3. Perdas que ocorrem devido a problemas antes do envio das mercadorias; por exemplo, isso pode envolver bens produzidos sob medida que não podem ser vendidos a outro cliente.
  4. Perdas ocorridas após o envio por terceiros contratados.
  5. Perdas ocorridas ao vender em termos de consignação.

Muitas empresas mudam sua abordagem para a gestão de dívidas incobráveis quando alguns de seus principais clientes apresentam inadimplência em suas contas, deixando-as enfrentando perdas consideráveis. Eles geralmente gastam tempo e recursos de equipe relevantes, tentando cobrar as dívidas, sem sucesso. Ao adquirir um seguro de crédito, as empresas não apenas se protegem contra perdas futuras causadas por dívidas incobráveis, mas também aproveitam essa proteção para ajudar a buscar seu crescimento com novos clientes. Entre em contato conosco para obter uma cotação de seguro de crédito.